Anti EnvelhecimentoAs 27 Melhores Dicas de Antienvelhecimento de Todos os Tempos

Kenny Espele Kenny Espele4 meses ago38 min
https://espele.net/wp-content/uploads/2018/08/MAIN.jpg

Evite rídulas, rugas, flacidez, manchas escuras e outros sinais visíveis de envelhecimento com essas estratégias comprovadas.

Como parecer mais jovem do que sua idade
Sem dúvida, o arsenal de loções antienvelhecimento, soros e cremes que você tem guardado em seu armário de remédios pode retardar o processo de envelhecimento e fazer sua pele brilhar (na verdade, nós confiamos em muitos deles).

Mas quando se trata de prevenir e atenuar as rídulas, rugas e manchas escuras que marcam os anos em sua aparência, fazer mudanças inteligentes no estilo de vida é o que realmente irá apagar anos de seu rosto. Essas 27 dicas antienvelhecimento realmente funcionam, de acordo com pesquisas, dermatologistas e especialistas em beleza.

canudo

Evite usar o canudo

Usar um canudo parece um hábito inocente, mas com o tempo, você pode notar rugas ao redor da boca.

“Beber com um canudo acentua os músculos faciais onde linhas finas podem ocorrer”, diz Angela Lamb, MD, professora assistente de dermatologia da Escola de Medicina Icahn, no Monte Sinai. Quanto mais você usar esses músculos, mais notáveis serão as linhas, explica ela.

Não fume

Sério, não fume
Adicione isso à lista já longa de motivos para parar. Embora menos grave do que reduzir suas chances de contrair câncer de pulmão ou doenças cardíacas, fumar também prejudica sua aparência. O hábito tem um grande impacto na sua aparência, contribuindo para o envelhecimento prematuro da pele, rugas, dentes manchados e até mesmo o aumento do risco de psoríase.

“Fumar aumenta as rugas devido ao movimento facial, e também tem um efeito vasoconstritor, o que significa que bloqueia a circulação dos vasos sanguíneos”, diz o dermatologista David Stoll, MD, autor de A Woman’s Skin.

Não fume
antioxidantes

Coma antioxidantes

Enquanto uma dieta saudável faz maravilhas para todo o seu corpo, frutas e vegetais que contêm antioxidantes como vitaminas B e E são particularmente bons para a pele.

Antioxidantes ajudam a proteger a pele contra os radicais livres no ambiente, que são prejudiciais às células da pele”, diz a dermatologista Marnie Nussbaum, MD, médica porta-voz chefe da Sebamed. “Eles trabalham para evitar que os radicais livres quebrem a elastina e o colágeno da pele, resultando em uma pele mais jovem e saudável.”

Para vitaminas B6 e B12, encha seu prato com peixe e frango. Os vegetarianos podem obter vitamina B6 através do grão de bico, que contém 55% do seu VD em apenas um copo. E óleo de gérmen de trigo (100% VD), sementes de girassol (37% VD) e amêndoas (34% VD) são ótimas fontes de vitamina E.

Encha-se de alimentos fermentados

Você provavelmente já sabe que alimentos como kimchi, chucrute, tempeh e outros alimentos ricos em probióticos são bons para o seu intestino. Acontece que eles também podem combater o envelhecimento prematuro.

“Alimentos fermentados têm excelentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, diz Craig Kraffert, MD, um dermatologista certificado e presidente da Amarte.

Produtos de beleza que são feitos com extratos fermentados também podem fazer a diferença. O Dr. Kraffert recomenda produtos que contenham ingredientes como gingko biloba fermentada ou extrato de cogumelo. “Os benefícios mais comumente citados de extratos fermentados em produtos de cuidados com a pele são acalmar a pele e o clareamento”, diz ele.

Encha-se de proteína

A maioria das mulheres deve ingerir 46 gramas de proteína por dia (mais se estiver grávida, amamentando ou for atleta competitiva). Esse alvo ajudará a controlar desejos, te ajudando a perder peso ou simplesmente mantendo seu corpo jovem e esguio.

“Proteína ajuda a construir e manter a massa muscular, que tendemos a perder com a idade”, diz Keri Gans, RD, uma consultora de nutrição com sede em Nova York e autora de The Small Change Diet.

Além disso, comer proteína suficiente é essencial para um cabelo saudável – o nutriente é um bloco de construção para fios fortes.

Antienvelhecimento (5)
sem açucar

Cortar o açúcar

Como se o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas não fosse suficiente, o açúcar pode causar danos à sua pele também. Em um estudo de 2010, os pesquisadores descobriram uma ligação entre os açúcares da dieta, como a glicose, e a maior produção de produtos finais de glicação avançada (AGES).

Mas se você gostar muito de doces, não entre em pânico ainda. “Os dados científicos e clínicos de apoio, enquanto crescem, permanecem limitados”, diz o Dr. Kraffert. Portanto, aproveite o açúcar em pequenas quantidades e concentre-se mais em levar um estilo de vida ativo e ter uma dieta balanceada.

Dormir sobre uma fronha de seda

Algodão e poliéster puxam a delicada pele do rosto, mas as fronhas de seda e cetim são mais suaves e podem impedir que você desperte com as bochechas enrugadas. “Com uma fronha de seda, sua pele desliza sobre o travesseiro”, disse a dermatologista Debra Jaliman, de Nova York à Health. É possível que menos atrito em sua pele possa retardar a formação de rídulas ao longo do tempo. Bônus: dormir sobre a seda também ajuda a evitar cabelos frisados.

durma em um travesseiro de seda

Durma de barriga para cima

Sempre dorme de lado? O hábito pode estar causando linhas na bochecha que são constantemente pressionadas contra o travesseiro. “Dormir de um lado pode causar rugas apenas nesse lado”, diz o Dr. Stoll. “Eu já vi isso muitas vezes.”

É bom que quem dorme de lado queira mudar e dormir de barriga para cima – e não apenas para evitar rugas. Dormir de barriga para cima alivia a dor no pescoço e nas costas, combate o refluxo ácido e até ajuda a prevenir os seios flácidos.

Consuma gorduras saudáveis

Há muitas razões para amar os ácidos graxos ômega-3: eles mantêm você satisfeito, ajudam seu corpo a absorver vitaminas essenciais e têm sido associados à redução do risco de doenças cardiovasculares. Outra vantagem? Pele super saudável: “Os ácidos graxos ômega-3 promovem uma pele mais suave e com aparência mais jovem, reduzindo as condições inflamatórias da pele, como acne e psoríase”, explica Gans.

exercício

Faça do exercício uma prioridade

Como se não bastasse manter o seu peso controlado e prevenir condições crônicas de saúde, os treinos regulares podem te ajudar a parecer e se sentir mais jovem, de acordo com pesquisas. Um estudo recente com adultos mais velhos publicado no The Journal of Physiology descobriu que os participantes mais ativos funcionavam fisiologicamente de modo similar aos adultos mais jovens.

Seu rosto também se beneficiará com essas sessões de suor: pesquisas da Universidade McMaster, no Canadá, descobriram que o exercício pode ajudar a retardar os sinais de envelhecimento da pele.

Gerencie seu estresse

Situações estressantes prejudicam mais do que apenas sua saúde mental. “Estresse e hormônios associados ao estresse têm efeitos de envelhecimento”, explica o Dr. Lamb.

Pesquisas sugerem que esses efeitos negativos começam no nível celular. Em um estudo holandês de 2013, por exemplo, pesquisadores descobriram que as células de pessoas que tinham depressão envelheciam mais rapidamente do que daquelas que não sofriam da doença. “[S]ofrimento psicológico… tem um impacto grande e prejudicial sobre o desgaste do corpo de uma pessoa, resultando em envelhecimento biológico acelerado”, explicou um dos autores do estudo em um comunicado à imprensa.

Para prevenir o envelhecimento prematuro, o Dr. Lamb recomenda tomar medidas para desestressar sua vida – quer isso signifique dormir mais, praticar ioga ou aprender a meditar.

Antienvelhecimento (1)

Esfolie do jeito certo

Esfoliar usando miçangas ou peelings químicos é uma estratégia de cuidado para tirar a pele morta e revelar uma aparência mais suave por baixo – mas é importante ter certeza de que você não está agravando seu rosto no processo. “Esfoliação demais é contraproducente”, diz o Dr. Stoll. Ele recomenda conversar com seu dermatologista sobre o melhor método de esfoliação para o seu tipo de pele.

Entre no vagão do retinoide

Se você tiver apenas um produto antienvelhecimento em seu armário de remédios, que seja o retinóide. Os dermatologistas amam este poderoso ingrediente para a pele (um derivado da vitamina A) pela sua capacidade de acelerar a renovação celular.

“Retinóides viram as células da pele e aumentam a produção de colágeno, o que leva a uma pele mais jovem,” diz o Dr. Lamb.

Novo nos retinóides? O ingrediente pode estar secando, então comece devagar com produtos com uma porcentagem menor e, então, trabalhe para aumentar.

sal

Reduza o sal

Você já sabe que ingerir alimentos com alto teor de sódio faz com que seu corpo retenha água, fazendo com que você se sinta pesado e inchado. Portanto, não é nenhuma surpresa que a comida super salgada provoque uma resposta semelhante em seu rosto, dando a você uma aparência mais inchada (sob seus olhos, por exemplo). Para reduzir gradualmente, comece a cozinhar com estimulantes de sabor sem sal, como pimenta, suco de limão e ervas frescas. Você não apenas parecerá menos inchado, mas uma dieta com baixo teor de sódio também reduzirá o risco de hipertensão e derrame cerebral.

Vá devagar com a bebida

Falando em beber: o álcool desidrata o corpo, então pense duas vezes antes de tomar aquela segunda taça de vinho. “É mais provável que a pele desidratada pareça seca, amarelada, opaca e enrugada”, diz Nussbaum. Tome especial cuidado com o vinho branco: o ácido no vinho branco pode danificar o esmalte e tornar os dentes mais suscetíveis a manchas duradouras.

Beba bastante H2O

“Não beber bastante água vai ter um impacto sobre o envelhecimento da pele”, diz a Dra. Nussbaum. Ela recomenda o objetivo de beber metade do seu peso em litros de água por dia (em outras palavras, se você pesa 68 quilos, você deve beber cerca de 2.200 litros de água, ou cerca de nove copos). E além de beber H2O, você pode obter mais água em sua dieta diária, adicionando certas frutas, legumes e bebidas à sua rotina.

mãos

Cuide das suas mãos

Você provavelmente dá à pele do seu rosto muito TLC, mas e as suas mãos? “Sem um regime direcionado para retardar o aparecimento de manchas escuras e mudanças na textura, as mãos podem envelhecer uma pessoa mais rapidamente do que o rosto”, disse Joshua Zeichner, MD à Health.

A exposição solar é a principal responsável por manchas escuras e pele enrugada. Esfregue FPS nas costas das mãos todas as manhãs para proteger a pele delicada de raios UV prejudiciais. E à noite, use sua loção regular de antienvelhecimento para o rosto em suas mãos para hidratar e afastar manchas secas relacionadas à idade.

Alivie seu peito

Outro pedaço de pele muitas vezes esquecido: o seu peito. Muita exposição ao sol quando você é jovem pode deixá-lo com a pele manchada, sardenta a curto prazo, e abaixo da linha, você pode notar rugas, pele solta e manchas brancas.

“Sua melhor aposta é parar o dano diário antes que fique sério”, diz o Dr. Kraffert. Para evitar que o decote se deteriore, use protetor solar nos dias em que você não estiver usando roupas que cubram o peito.

E se você já tiver danos causados pelo sol, hidrate a área antes de dormir com um retinol vendido sem receita ou com um creme que contenha inibidores da produção de melanina para clarear a pele. “Adicionar outros ingredientes clareadores da pele, como enxofre e extratos botânicos, também ajudará”, diz o Dr. Kraffert.

Lave seu rosto antes de dormir

Você sabe que você deve fazer, mas às vezes você simplesmente… não faz. Entendemos. Mas os especialistas ressaltam que não lavar o rosto no final do dia é uma grande oportunidade perdida para a pele se regenerar enquanto você dorme (para não mencionar, aumenta suas chances de acordar com poros entupidos).

“A pele se renova da noite para o dia, então se você quiser mudar a maneira como sua pele funciona, os ingredientes mais importantes devem ser aplicados antes de dormir”, disse Olga Lorencin-Northrup, fundadora e principal esteticista do Kinara Spa em Los Angeles.

lavar a cara

Leve o protetor solar a sério

Você já ouviu isso antes, mas falar disso nunca é demais: “Usar o FPS é a melhor coisa antienvelhecimento que você pode fazer pela sua pele”, diz o Dr. Lamb.

Um estudo de 2013 no Annals of Internal Medicine descobriu que as pessoas que usavam protetor solar três a quatro dias por semana eram menos propensas a experimentar o envelhecimento da pele após quatro anos e meio do que aquelas que não usavam. Além das rugas, a exposição ao sol também contribui para a descoloração, que aparece sob a forma de manchas escuras no rosto e nas mãos.

E aquele frasco de FPS não é apenas para viagens à praia. “Mesmo os raios UV diários passivos causam danos à pele que a fazem envelhecer mais rápido”, diz o Dr. Lamb.

dormir

Durma bem

Você deve pensar no sono como sendo outro passo essencial em sua rotina de cuidados com a pele. “O sono é superimportante para permitir que o corpo se regenere e a pele não é diferente”, diz a Dra. Nussbaum. Não só vai deixar as células da pele se regenerarem durante a noite, mas também ajudará a prevenir olheiras escuras, diz ela. Certos alimentos também podem ajudá-lo a dormir, então armazene sua geladeira com esses indutores de sono se você estiver com problemas para fechar os olhos.

Visite um dermatologista

A marcação de consultas regulares com o seu dermatologista garantirá que você está atualizado sobre os mais recentes desenvolvimentos de cuidados com a pele antienvelhecimento. Seu médico pode recomendar tratamentos para resultados mais dramáticos do que os obtidos em remédios caseiros ou até mesmo em uma ida ao spa.

Por exemplo, o Dr. Stoll diz que ele pode sugerir um peeling esfoliante que contenha ácido glicólico ou tricloroacético para os pacientes. “Os esteticistas podem usar legalmente até 20%, mas os médicos podem usar mais fortes, como 70% de ácido glicólico”, explica ele.

Hidrate antes da pele secar

Hidratação leva mais esforço do que apenas um pouco de loção no rosto. Todos os caros produtos antienvelhecimento nos quais você investiu funcionarão com mais eficácia se forem usados em pele limpa e úmida, diz o Dr. Kraffert. Quando você sai do banho, ele sugere a aplicação da loção em três minutos – antes que a água na pele tenha a chance de evaporar completamente. “Você não apenas obterá os benefícios do hidratante em si, mas ajudará a selar a hidratação da água”, explica ele. “Se você esperar muito tempo e a água evaporar da sua pele, ela pode absorver um pouco da umidade natural do seu corpo.”

Encha-se de vitamina C

Especialistas estão divididos sobre se uma dieta que inclui muitos superalimentos de vitamina C, como cítricos, pimentões e couve pode afastar os sinais de envelhecimento, ou não. Mas certamente não faz mal acrescentar mais desses alimentos ao seu prato. Em um estudo de 2007 publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores descobriram que as pessoas que comiam alimentos ricos em vitamina C tinham menos rugas e menos pele seca relacionada à idade do que aquelas que não o faziam.

vitamina C

Clareie o seu sorriso

Os dentes manchados e amarelados podem acrescentar anos ao seu rosto. Para se sentir mais confiante em relação ao seu sorriso, remova as manchas com creme dental, fitas ou bandejas de branqueamento. Você também pode evitar a descoloração obtendo limpezas dentárias regulares e escovando os dentes depois de beber vinho tinto, café e refrigerante, ou comendo alimentos com molhos pegajosos como churrasco ou soja – alguns dos piores culpados.

Veja a forma que você manda textos

Assim como beber usando canudo, o movimento repetitivo de olhar para o smartphone pode eventualmente fazer com que anéis apareçam no seu pescoço. “rídulas e rugas podem se formar ao longo de décadas através de movimentos de repetição”, diz a Dra. Nussbaum.

Embora não haja correção rápida, manter uma boa postura e segurar o smartphone no nível dos olhos pode ajudar. A Dra. Nussbaum também recomenda aplicar uma loção firmadora diária. “Eu sou a favor de loções que são formuladas com antioxidantes e ingredientes como manteiga de carité e óleo de argan”, diz ela.

mensagens de texto

Diminua a modelagem por calor

Não pode imaginar passar um dia sem arrumar o cabelo? Deixar de usar a chapinha, mesmo que seja apenas dois dias por semana, pode restaurar o pelo e o brilho do seu cabelo – e fazer você parecer mais jovem no processo. Domine o coque úmido, aprenda a amar xampu seco, ou abrace sua textura natural e deixe sua juba secar ao ar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados